Draculas no Cinema




Em 1922, o cinema apresentou o Nosferatu, uma das primeiras adaptações de que se tem notícia, foi inspirado no romance de Bram Stoker e conta a história do conde Orlok, um vampiro que se interessa pela mulher de seu agente imobiliário. Dirigido por um dos mestres do expressionismo alemão, F.W. Murnau.







Em 1931, filme Drácula foi dirigido por Tod Browning, a primeira adaptação da história feita pela Universal Studios, agora responsável pela produção de Drácula - A história nunca contada (2014). O roteiro adaptou a peça de teatro homônima de Hamilton Deane e John L. Balderston, que também é baseado no famoso livro de Bram Stoker.











Em 1958 veio o "O Vampiro da Noite". Este roteiro, que muda um pouco o rumo da história original, foi escrito por Jimmy Sangster.
Interpretando o papel principal, Christopher Lee, foi Jonathan Harker, que chega ao castelo do Conde Drácula com o pretexto de trabalhar em sua biblioteca, tem o objetivo de exterminar seu anfitrião. 










Em 1979,  o filme "Drácula" foi ambientado na Inglaterra de 1913, o filme de John Badham romantiza a história de Bram Stoker com Frank Langella interpretando o vampiro. Venceu o prêmio de melhor filme do Saturn Awards, o Oscar do cinema de fantasia, ficção científica e horror.










Drácula de Bram Stoker (1992)

Uma das mais célebres adaptações da obra para os cinemas tem a assinatura de Francis Ford Coppola, com Gary Oldman e Winona Ryder interpretando o casal principal. Indicado a 15 prêmios, ganhou os Oscars de melhor figurino, efeitos especiais e maquiagem.