Especializada
em alta tecnologia de computação gráfica, é a desenvolvedora do software de
renderização padrão da indústria, o Render Man, usado para geração
de imagens de realismo fotográfico de alta qualidade. A companhia
começou como uma divisão da Lucas film, a Graphics Group, liderada pelo Dr. Edwin E. Catmull do New
York Institute of Technology. A
companhia foi rebatizada "Pixar", uma combinação da palavra "pixels" e da palavra
"art", que é o que a animação pretende, fazer arte através de pixels.
A Graphics
Group criou softwares de
computação gráfica e colaborou com a Industrial Light & Magic na criação de
alguns efeitos visuais, principalmente nos filmes Star
Trek II: The Wrath of Khan e Young
Sherlock Holmes. Em 1986 a
companhia foi comprada por Steve Jobs (co-fundador da Apple Inc.) por US$5
milhões, estabelecendo-se como uma companhia independente, com Catmull como
presidente e Jobs como CEO.
No
princípio a Pixar era uma companhia de hardware, com seu produto primário sendo
o computador Pixar Image Computer. Um dos maiores compradores do
computador era a Walt Disney Pictures, que mais tarde em
colaboração, ambas desenvolveram o CAPS, um software que
permitia colorizar animação tradicional no computador, que não fez muito
sucesso, e para tentar alavancar vendas, um dos empregados, John Lasseter,
produzia curtas animados como Luxo Jr. que mostravam as
capacidades do aparelho. Depois a divisão de animação passou a fazer
comerciais.
Jobs gastou muito
dinheiro na companhia e após uma série de demissões, assinou contrato com a
Disney para fazer três longas animados começando pelo Toy Story, em
1995. Depois do lançamento, no mesmo ano, ambas as companhias assinaram um
contrato de 10 anos ou 5 filmes na qual as duas companhias dividem os custos de
produção e lucros. O acordo foi muito lucrativo para ambas as empresas, já que
os filmes por eles produzidos têm sido muito mais bem sucedidos que os filmes
de animação da própria Disney.
Os nove filmes de
longa-metragem da Pixar arrecadaram mais de $ 4 bilhões,
fazendo dela, filme a filme, a mais bem sucedida casa de filmes de todos os
tempos. Contudo, o CEO da Disney, Michael Eisner, e Jobs não se entenderam. Por
causa de discordâncias pessoais e profissionais, o filme Cars
ficou determinado como o último da união entre elas. As companhias
tentaram um novo entendimento no começo de 2004. Contudo, Pixar queria pagar à
Disney apenas uma taxa de distribuição sem divisão de lucros ou
direito de propriedade. Isso era inaceitável para a Disney. A Pixar saiu
em busca de uma nova empresa para distribuir seus filmes, e muitas outras
firmas ficaram ávidas por um acerto. A Disney retém os direitos dos
primeiros filmes e poderia fazer sequências para eles, tanto que iniciou a produção
de Toy Story 3, sem o envolvimento da Pixar.
Em Janeiro de 2006 as
duas empresas finalmente chegaram a um acordo e a Disney comprou
a Pixar por US$ 7,4 bilhões. Tornando Jobs o
maior acionista individual da Disney. Pixar tem maior parte
das ações entre a aliança Disney & Pixar.
Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pixar