A Cinemark começou em 1984 com Lee Roy Mitchell como uma simples cadeia de cinemas no Texas, Utah, e Califórnia. Através de novas construções e aquisições de cinemas, tornou-se a terceira maior cadeia nos Estados Unidos e a segunda maior em todo o mundo. A empresa atua em diversos países, entre eles, Canadá, México, Brasil,Argentina, Peru e Chile. No Brasil, é a líder do mercado de exibição de filmes.
Atualmente é vice-líder do setor de exibição cinematográfica na América Latina perdendo apenas para a rede mexicana Cinépolis. E é terceira empresa do setor nos Estados Unidos, operando mais de duas mil salas de cinema em todo o mundo.
Sua chegada ao Brasil se deu em 6 de julho de 1997, quando se deu a inauguração do primeiro complexo no Shopping Colinas, na cidade de São José dos Campos.
Em 2009, a Cinemark introduziu o seu próprio conceito de tela grande, conhecido como XD, e tem planos para instalá-lo em diversas áreas pelo mundo. Todas as telas XD instaladas depois de agosto de 2010 contam com som 7.1 surround e os instalados após outubro de 2012 com (ou modernizando-se) com Dolby Atmos. Elas também possuem um sistema digital de transmissão de vídeos, mas ainda sem transmissão em resolução 4K, que pertence a rede Cinépolis e a United Cinemas International - UCI.
Seu atual presidente é o executivo brasileiro Marcelo Bertini. Em 2011, ele recebeu o prêmio "Executivo de Valor", concedido pelo jornal Valor Econômico.